segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ao vencedor, todo o louvor!


Hoje, querendo ou não os jogadores uruguaios entraram pra história do futebol porque, afinal eles ressuscitaram um gigante do cenário futebolístico. Desde que eu me entendendo por gente só ouvia falar em Brasil e Argentina como as maiores potências da América. Uruguai era um adversário considerável, tipo o Paraguai. Aquele que é perigoso, mas não ia ganhar de ninguém, e aposto que muitos da minha geração também pensavam dessa forma, até porque a gente cresceu vendo Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Rivaldo, Cafú, Roberto Carlos e outros medalhões do futebol mundial defendendo as cores da nossa seleção. Riquelme, Abonanziere, Sorín, Zanetti,  BatistutaOrtegaVerón,  AimarCrespo,  Gallardo e Palermo defender a Argentina. 

E os uruguaios onde estavam? Afinal essa geração não surgiu de uma hora para outra. Ela estava sendo construída e aperfeiçoada com o tempo. Mas de todos os jogadores tem um que me deixa realmente impressionado, é o caso do Forlán. Aos 32 anos esse rapaz foi o melhor jogador da última Copa e vem surpreendendo a todos com o seu futebol. Hoje ele é o líder da Seleção Uruguaia e um dos mais importantes jogadores do seu país. Normalmente nessa idade os jogadores não estão mais correspondendo em campo como antes, estão mais lentos, mais vulneráveis a contusões, mas agora ele esta vivendo a melhor fase da sua carreira, e tem tudo pra encerrá-la com chave de ouro.

O Uruguai também mostrou que uma partida se ganha na raça, na vontade, indo pra cima do adversário, e claro, mostrando coletividade. E jamais com cabelinho pintado, moicano, chuterinha colorida, sorrizinho no rosto e individualidade.  Essa questão da coletividade é tão nítida e necessária que na Copa do Mundo as duas equipes que chegaram à final e as duas que disputaram o terceiro lugar tinham grandes craques do futebol mundial, mas todos jogavam humildemente e para a equipe. Sem contar que a organização tática uruguaia também foi fundamental.

O fato é que as coisas vêm mudando. O Uruguai depois de muito tempo recebendo a coroa que jamais deveria ter perdido.  Argentina e Brasil passando fases ruins e transição de gerações. Venezuela que antes jogava pra perder de pouco agora é capaz de assustar os “grandes”, o Paraguai quem sabe pode ser o próximo da lista a nos surpreender.

 No mais, parabéns aos campeões. 

No túnel do tempo!

Periodicamente eu vou trazer aqui pra vocês fotos dos maiores clubes do mundo, comparando épocas distantes com os momentos de hoje. A primeira postagem em relação a isso é do Barcelona. Vejo como ficou:

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O dom da Liderança!

Rogério Ceni dando uma aula de liderança:

Calendário do Futebol e Amistosos Internacionais



Mudando um pouco do foco da Copa América eu queria falar sobre um assunto que ta me deixando bastante irritado. Há um tempo eu venho criando certo “ódio” da CBF e dos seus Diretores.  Entenda o porquê disso. Esse ano nós fomos testemunhas de que o nosso calendário futebolístico está realmente precisando de uma reformulação. A Copa América começou praticamente junto com o brasileirão e a Seleção Brasileira convocou muitos jogadores que estão atuando no Brasil, com isso os clubes que investiram um bom dinheiro para essa temporada como, Santos, São Paulo e outros perdem seus “principais” jogadores justamente em um dos momentos mais importantes do nosso campeonato (o inicio), para jogar a Copa América pela Seleção.  Comprometendo seriamente todo um planejamento elaborado no inicio da temporada. 



Eu mesmo se fosse dirigente de um clube como o Santos torceria para que os meus jogadores não fossem convocados para jogar pelo Brasil. Não é falta de nacionalismo ou algo parecido, é uma simples questão de proteger os projetos e planos do clube onde eu trabalho, afinal se o meu time não for campeão ou não for pra Libertadores por causa disso, a CBF não vai pagar o prejuízo. Imagina se você tivesse Elano, Ganso e Neymar fora do seu time? Esse três jogadores são a base do time santista. Sem eles é mesmo que ter metade do time desfalcado. Sem contar que é agora, no inicio da competição, que os times querem garantir os seus pontos, pra lá na frente ou ficarem livres da zona de rebaixamento ou pra lutar pelo título.

Mas enfim, vamos direto ao assunto. Se esses rapazes da CBF no lugar de ganhar dinheiro sem fazer nada, eles fossem trabalhar e pensar um pouco, iam ver que as temporadas do estilo europeu seriam ideais para o futebol brasileiro. Além de não coincidir com praticamente nenhuma competição de seleções seria possível ter amistosos internacionais.



Que particularmente é um sonho meu, e eu acho que de muitos amantes do futebol, vê os clubes brasileiros jogarem partidas contra as grandes potências do futebol mundial sem ter que obrigatoriamente vencer a Libertadores da América. Além de realizar o sonho de muita gente, ia ser uma baita ação de marketing pro futebol do nosso país. Nossos clubes iam ser mais conhecidos, mais valorizados e bem mais amados no mundo. Imagina um amistoso entre Flamengo e Real Madrid, ou Barcelona e Internacional, ou Manchester United e São Paulo, Santos e Liverpool? Ia ser bom para todo mundo. Pros clubes, pra empresas de televisão, pros patrocinadores, pros jogadores, pros torcedores e até pra CBF. Mas é incrível como essas instituições não pensem dessa forma. Ao invés disso ficam discutindo quem ganhou o Campeonato Brasileiro de 1987 ou quem fica com a Taça das Bolinhas. É bem complicado.


Iae gostaram? Concordam, discordam? Dê a sua opinião.

Sorte ou Estratégia?


Sinceramente, eu estou impressionado com esse caso do Paraguai, faz um tempo que eu acompanho futebol dessa forma (pesquisando e estudando) e eu nunca vi algo parecido com isso. Um time chegar final da competição sem ganhar absolutamente nenhuma partida. Parece até estratégia. Anula o adversário com uma marcação recuada, confia em Villar (goleiro paraguaio) e na sorte até os últimos minutos, depois segura um pouco mais nas prorrogações e esperar chegar no momento principal para eles, os pênaltis. Daí acontece duas coisas, ou o goleirão paraguaio “cata” tudo ou a pressão em cima do time adversário é enorme fazendo com que eles consigam fazer nada (vide Seleção Brasileira). Será estratégia ou coincidência?

Mas falando de uma forma mais descontraída, seria muito cômico ver o Paraguai ser campeão da América. Eu estava conversando sobre isso com um amigo e ele falou que deseja ver os paraguaios gritarem o grito de campeão nos pênaltis contra o Uruguai só pra marcar na história do futebol como “Paraguai é campeão da América sem ganhar nenhuma partida”. Eu sinceramente iria morrer de rir se isso realmente acontecesse, mas quero mesmo que o Uruguai vença. O futebol dessa nação vem reconquistando o lugar que ele nunca deveria ter perdido e um prêmio desses só ia consolidar essa “ressurreição” do futebol uruguaio, mas que ia ser muito engraçado, inesperado e cômico, seria.

Iae, o que você acha de tudo isso? Premiar o futebol uruguaio com essa taça, consolidado esse renascimento ou o Paraguai mostrar pro mundo que não precisa vencer jogos para ser campeão de uma competição? Fala ai. 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Adiós Brasil!



Bem, não vou falar de analises técnica e tática, nem escrever um “resumão” da partida, eu quero compartilhar alguns erros que eu acho que deveriam ser concertados antes do Mundial de 2014.

Cavalo paraguaio é uma gíria do futebol
que é usada quando um time começa bem mas não ganha nada.
O que nós temíamos aconteceu, a Seleção caiu diante do Paraguai. O Brasil foi pra cima durante todo o jogo, mas não conseguiu colocar a bola pra dentro, fato que consagrou o goleiro paraguaio, Villar, que “catou” tudo que pôde. Eu sempre penso que se você tem a capacidade de fazer o gol pra acabar com o jogo, faça de tudo pra isso acontecer por que disputa de pênaltis não é só competência, é um somatório de vários fatores e contar com isso é muito arriscado.

Bom, agora vamos aos problemas. Precisamos mudar ou melhorar a (o):

Técnico: Primeiro ponto a mudar. Não sei vocês, mas eu ficava extremamente incomodado com o estilo de comando do Mano Menezes. Frio, de pouca empolgação e sempre achava que tava tudo sobre controle. 
Talvez um Murici Ramalho resolva esse problema.

União: Senti que o grupo estava rachado. Experientes X Novatos. Não vi união naquela equipe e aquela declaração que o Lúcio deu em entrevista coletiva acho que foi uma indireta pros garotos.

Experiência: Muitos jovens. Faltou aquele sangue frio que é preciso em uma decisão, mas isso é um problema que só o tempo irá solucionar.

Equipe: O Mano não levou alguns jogadores que eu acho que caberiam muito bem nessa seleção. Marcelo (Real Madrid) e Hernanes (Lazio) seriam bons apoiadores. Então uma melhor escalação na próxima ajudaria bastante.

Com as cartas na mesa, agora é trabalhar para concertar esses pontos. E se todas as nossas promessas do futebol realmente derem certo, a Seleção Brasileira vai brilhar muito.

Amanha (18/07) todos os canais de esporte vão tratar isso como uma tragédia ou desastre, coisa que é normal, e eu imagino que os poucos torcedores fanáticos que o Brasil ainda tem devem estar realmente bem chateados, coisa que eu também considero normal, afinal o torcedor brasileiro sempre quer ganhar.

E é assim mesmo, nem sempre podemos ganhar, a molecada deve ter sentido o peso da camisa verde e amarela e o torcedor brasileiro sempre bota muita pressão. Agora é esperar e torcem pra que quando chegar 2014 o nosso time esteja bem afiado pra lutar pelo Hexa.

Iae, concorda ou descorda? Então, vamos falar de futebol.

domingo, 17 de julho de 2011

Amor a camisa e raça consagram o Uruguai


Uruguai e Argentina deram uma aula de bom futebol para todos os espectadores dessa Copa América. Taticamente eu não achei tão bom, mas vontade e amor a camisa não faltaram nesse clássico.

Logo aos 5 minutos do primeiro tempo a equipe uruguaia abriu o placar. A bola saiu dos pés do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, Fórlan, que cruzou uma bola venenosa na área, depois do toque de outro uruguaio o zagueiro Diego Pérez escorou a bola pra dentro do gol. Depois disso o jogo ficou muito duro, as duas equipes estavam jogando com muita vontade. A Argentina, pressionada pela torcida tentava a todo instante sufocar uruguaios, até que conseguiu, Higuaín deixou tudo igual.

O jogo continuou duro, cheio de faltas e o arbitro apesar de tudo administrou muito bem o controle da partida. No fim do primeiro tempo o mesmo zagueiro que abriu o marcador, “pediu” pra ser expulso, forçou várias faltas mesmo depois de estar com cartão amarelo, o juiz fez o que deveria fazer, deu vermelho e expulsou o jogador da partida.

Daí você pensa: - Ah, então o jogo ficou melhor pra Argentina e o Uruguai foi sufocado até o fim do jogo! Nem tanto. A vontade uruguaia era tão grande que mesmo com um homem a menos a equipe conseguiu manter a forma e segurou bem as investidas argentinas.

No segundo tempo o jogo seguiu equilibrado. Bem menos emocionante que o primeiro, mas nem por isso menos importante. Durante a segunda etapa a Argentina teve Mascherano expulso e o duelo ficou mais uma vez empate. Acabou o segundo tempo e mais dois tempos de prorrogação aconteceram antes de ir para a decisão de pênaltis.

Na hora mais decisiva um dos jogadores favoritos da torcida argentina falhou. Tevez não bateu bem e o goleiro uruguaio se consagrou no jogo, defendeu a bola e só esperou os seus companheiros fazerem a parte deles. Fizeram e depois disso foi só correr pro abraço. Uruguai venceu a Argentina em Santa Fé e na minha opinião é a favorita pra ganhar a Copa América.

Será que vai ser Brasil e Uruguai nessa final?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Literalmente Timão!


Corinthians despacha o Inter e segue 100% no Brasileirão. O jogo foi bastante movimentado, o alvinegro paulista aproveitou o mando de campo e força da torcida pra ir pra cima do adversário. O Inter foi o que nós chamamos de "visitante ingrato", não foi para capital paulista perder, queria mesmo era acabar com a sequência de bons resultados do Corinthians e conquistar uma vitória fora de casa. Venceu quem aproveitou as oportunidades. Willian teve duas, desperdiçou uma e aproveitou outra. Aos 31 do segundo tempo botou a bola no fundo das redes coloradas, fazendo o Inter pressionar até o fim do jogo. Tentou, mas não conseguiu evitar outra vitória corintiana.

Investimento, diretoria firme, grupo muito bem montado e um técnico bem qualificado atribuem o Coringão como um grande favorito a ser campeão em 2011, e de cabeça eu só lembro de um clube que tem todos esses quesitos em ordem, é o Flamengo, talvez um grande concorrente do Timão nesse primeiro turno ou nesse Brasileirão. Se o Santos pudesse contar com  as suas estrelas, Neymar, Ganso e Elano talvez fosse outro forte concorrente no primeiro turno.

Concorda, descorda? Comente.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Antes tarde do que nunca!



Com um jogo chato, sem objetividade, com o setor de criação sem funcionar e poucas jogadas de emoção a nossa Seleção Canarinho pouco produziu no primeiro tempo. Já no segundo a história foi outra, a equipe entrou fria, mas aos poucos foi rendendo mais e consegui os gols da vitória.

O Brasil teve dois momentos extremamente diferentes no do primeiro no segundo tempo.
No primeiro tempo eu achei que ia ser a mesma pelada dos últimos jogos e jurava que a Seleção ia passar pra próxima fase no sufoco. Durante todo o primeiro tempo poucas vezes o setor de criação funcionou e quando deu certo, Robinho meteu a bola na trave. Um detalhe muito chato que eu notei foram as jogadas do Brasil no primeiro tempo pra chegar à frente do gol, elas só foram possíveis com os lançamentos dos laterais. Eu não gosto muito, sempre vi jogadas pelo centro na Seleção esse jogo de pinga-pinga não é típico do Brasil.

O segundo tempo foi bem diferente. Os passes eram pra frente, troca de passes melhores que as do primeiro tempo, Ganso mais participativo, Maicon carregando a bola para a grande área pra depois dando o passe pros atacantes, que é a coisa certa a se fazer. A equipe mais solta e jogando como a Seleção Brasileira sempre deve fazer. E um detalhe importante é que não desperdiçou as oportunidades de fazer os gols, sempre que deu a bola foi pra dentro das redes. Isso é de grande importância, por que no primeiro jogo contra Venezuela vimos que o Brasil não conseguiu a vitória por que perdeu as oportunidades que teve.

Na minha humilde opinião eu acho que o Brasil ainda vai “bater cabeça” por mais tempo, os problemas não vão acabar depois dessa vitória, um grande passo foi dado e ainda resta uma grande caminhada. Já vimos em outros anos a nossa Seleção sempre surpreende nos momentos complicados, esperamos que essa "mistica" se repita e que possamos ver o Brasil brilhar mais uma vez. 

Depois dessa vitória de Seleção você acha que de agora em diante as coisas vão melhorar de vez? E a garotada deslancha de vez? Opine!

terça-feira, 12 de julho de 2011

A garotada vai sustentar a responsabilidade?


Será mesmo que eles preparados pra resolver os problemas da Seleção Brasileira dentro do campo? Essa é a pergunta que constantemente eu venho fazendo... Eles são jovens, grandes promessas e talento é o que não falta nesses garotos, mas será que esse é o momento ideal de depositar toda a confiança e expectativa do torcedor brasileiro neles ou é melhor mesclar jogadores experientes e de categoria com as jovens promessas, dividindo as responsabilidades e não simplesmente pegar um Paulo Henrique Ganso da vida, botar a camisa 10 nele e jogar uma responsabilidade imensa, criar os lances de gols para a equipe?

Política e Futebol


A um bom tempo eu queria falar sobre esse assunto no meu blog e quando eu finalmente encontrei inspiração pra escrever aproveitei a oportunidade e comecei a teclar. Bem, chega de papo furado e vamos ao assunto.
É muito bom quando vemos o nosso clube contratar um craque, ou ver aquele garoto que “nasceu” dentro do clube virar o astro da equipe e levar nos torcedores ao máximo da felicidade, conquistando campeonatos e glórias . Ou até mesmo quando começa a temporada e vemos que o time ta sendo bem montado e contratações estão sendo feitas. Mas uma grande parte dos torcedores só enxergam os jogadores e os resultados em campo, não conseguem perceber que por trás de tudo isso existe muita política, dinheiro e jogos de interesse.

Dois grandes exemplos hoje são Messi e Neymar, dois jovens jogadores, um já consolidado no futebol mundial, Messi,  e outro a grande promessa das próximas décadas, Neymar. O Messi desde os 13 anos de idade é propriedade do Barcelona, foi descoberto por um olheiro e logo foi convidado a jogar na Espanha.
Eu o contratei em 30 segundos! Ele me chamou muita atenção. Em meus 40 anos de futebol, jamais havia visto coisa semelhante. De cinco situações de gol, converteu quatro. E tem uma habilidade excepcional. Lembrou-me o melhor Maradona. Seu primeiro contrato eu assinei, simbolicamente, em um guardanapo. Queria contratá-lo o quanto antes. Não podia deixá-lo escapar.” Carles Rexach – Diretor de Futebol do Barcelona F.C, sobre Messi.
 Já neymar foi “capturado” pelas categorias de base do Santos que há muito tempo revela bons jogadores para o futebol brasileiro. Hoje o menino franzino é o “menino-milhão”. O garoto é sondado pelas duas maiores potências do futebol mundial, Real Madrid e Barcelona e a sua multa rescisória não vale menos que 80 milhões de reais. Tudo isso com apenas 19 anos.
Mas pra esses dois jogadores chegar aonde chegaram alguém viu eles batendo bola e acreditaram no seu potencial. Messi não era acreditado por ninguém, na época ele tinha 13 anos e media 1,40m, Neymar com 17 anos já era jogador profissional e jogava na equipe principal do Santos. Transformar um menino comum num craque existe todo um esquema para fazer eles virarem estrelas. Investimentos, pesquisas, treinos e sorte são os principais quesitos para encontrar um craque no meio de milhões de promessas.

Além de falar das estrelas e revelações existe também toda uma estrutura administrativa dentro de um clube de futebol, que vai do Presidente ao mais humilde funcionário. É o presidente quem comanda tudo, desde administração financeira, procurando patrocinadores, investidores, buscando estratégias de marketing junto com o setor responsável para divulgar a marca do clube, busca sócio-torcedores etc, também atua na parte administração “do campo”, avaliando a comissão técnica, comprometimento dos jogadores, contratação de outros apoiadores, pagamento de folha salarial e outros.
Com todo isso envolvido em um jogo de futebol podemos concluir que não é só dentro das quatro linhas que tudo isso acontece, fora disso existe toda uma política administrativa que faz o craque da sua equipe fazer o gol do campeonato e levar o seu time a grandes glórias. Também concluímos que sem uma política administrativa bem feita, sem um planejamento, sem controle e sem comprometimento dos dirigentes um time não anda.